terça-feira, 4 de setembro de 2012

Emetofobia x Trabalho...


Quando estamos com medo, e alguem passa mal, saimos de perto. Mas e quando estamos no trabalho e não podemos sair do lugar, como fica? Não tem como sair de fininho, ir embora, nem nada.
As minhas experiencias emetofóbicas no trabalho foram as seguintes:
Primeiramente, me lembro de minha mãe trabalhando em uma escolinha infantil. Quase todos os dias uma das crianças vomitava. era horrivel. (mais um motivo para eu não ter filho) rs Na maioria das vezes eu ia pra escolinha com minha mãe e presenciava essas cenas das crianças q passavam mal. Hoje, acho q se dava o fato de as crianças comerem e logo em seguida brincarem, correrem e tals.
Depois disso, quando comecei em meu primeiro emprego registrado, fui trabalhar no setor de produção de uma empresa de papéis. Fabricavamos caixas de papel pra Natura além de outras coisas. Era uma mesa enorme, com tres meninas, cada uma tinha uma funçao, e eu ficava geralmente no meio.
Um dia, uma das meninas, a que estava na minha direita, começou a passar mal. Ela estava grávida e na época não sabia. Logo depois do almoço ela foi no banheiro e vomitou tudo, mas nao nos disse nada. Mas percebemos que ela ia no banheiro a cada 5 minutos, as vezes nem bem saia do banheiro, ja voltava. Eu e a outra menina começamos a rir, pensando que ela estava com dor de barriga, diarréia e tals hihi Só que em uma dessas vezes em que ela voltou pra mesa, ela voltou com cheiro de vomito (ugh), mas um cheiro muito forte e azedo q me revirou por dentro. Eu fiquei muito assustada e perguntei: "voce esta bem?" e ela: "acho q nao, eu to vomitando muito." Na hora q ela me disse isso, eu senti já o panico me invadir, a velha conhecida emetofobia chegou com tudo. Senti meu corpo tenso e tremulo, um suor frio na regiao da testa, uma sensação horrivel. Aí comecei a falar pra ela ir embora, mas ela nao queria, com medo de perder o emprego, pois éramos temporarias, e no fundo todas nós queriamos ser efetivadas. Aí ela começou a chorar dizendo que estava passando mal, e eu encorajava ela a ir embora, dizendo que ela ficaria bem, as outras garotas das outras mesas cmeçaram a pedir pra ela falar com a supervisora, e qdo esta chegou eu mesma expliquei que a garota estava doente. Ainda levou uns 15 minutos até a menina se decidir e ir embora mesmo. E eu só respirei aliviada depois que deu o horario de ir pra casa.

Depois que saí desse emprego (não fui efetivada rs), comecei a trabalhar como operadora de telemarketing. Eu até que gostava, pq o horario nao era tao mal (das 6h ás 12h) passava rapidinho e meio dia eu ja saia direto pra casa almoçar, (mas foi nesse emprego que tive uma congestão e vomitei horrores, mas eu conto em outro post).
Uma das meninas estava gravida. e ela sentava do meu lado (tinha q ser). Ela começou a passar mal pra caramba, (acho q ja contei isso num post anterior), ela vomitava tanto, que manchou o marmore do banheiro. E isso era todo dia, ela chegava passando mal, depois ia no banheiro passava mal. ela quase nao ficava do meu lado de tanto que vomitava. aí eu me cansei, eu trabalhava muito amedrontada, acabei pedindo pra minha chefe que a colocasse eu outro lugar pq eu nao estava conseguindo me concentrar, a chefe q era muito gente boa me mudou. Depois disso fiquei sabendo q essa menina ficou afastada e chegou até a perder dentes por falta de calcio. Mas nao tenho certeza, pq depois fui trabalhar em outro lugar.
 

Em um desses empregos, eu fui parar em um onde eu me sentia realizada. Eu trabalhava numa empresa, da seguinte forma: no meio da linha de produção tinha um escritório só meu, onde eu administrava os beneficios dos funcionarios. Só que, entre esses beneficios, eu tinha que cuidar do plano de saude deles. Sendo assim, eu estava sempre vendo pessoas doentes, e houve uma época q eu tive q atender dentro da enfermaria alguns dias (meu mundo caiu nessa época) rs
houveram épocas onde tudo o q acontecia ao meu redor era referente a doenças. Eu confesso que acabei me acostumando e adotando uma postura de frieza por alguns anos. Como eu trabalhava em escritório, e ainda pelo fato de ter minha propria sala, achava que nada de mal poderia acontecer. Até que comecei a ter que visitar hospitais junto com os responsaveis por eles. Eu visitava todos os setores avaliando as coisas, ja que eu era consultora da empresa, me julgaram capaz de decidir qual o melhor plano de saude dessa forma (aff), eu nao aguentei e um dia tive q pedir a meu chefe e uma das meninas do plano de saude para que eu nao precisasse ter que ir, que mandassem alguem em meu lugar pq eu tinha medo de hospital! nao disse nada sobre emetofobia.
Eles pararam de me mandar pros hospitais.
Até que um dia, uma das responsaveis pelo plano, veio pra uma reuniao da empresa e ela estava muito enjoada. como eu teria que acompanhar ela em todos os cantos da empresa, eu pedi que ela fosse na enfermaria, ela me disse que estava tudo bem. OK!
Fomos pro meu escritorio, eis que num certo momento ela puxa uma lixeira e começou a vomitar dentro. Eu fiquei tao nervosa que sai praticamente correndo. Só que no meio do caminho encontrei uma das colaboradoras da limpeza e pedi que fosse na minha sala e tals. Depois fui a enfermaria e pedi que a enfermeira separasse um remedio pra moça. Do nada a moça do plano de saude entrou na enfermaria atras de mim verde. Aí eu dei um copo de agua pra ela beber e desmarquei a reuniao que ia acontecer em meia hora. Saí deixand ela com as enfermeiras (q deselegante rs)

Tbm trabalhei de promotora em algumas lojas, entre elas na casas bahia, onde de vez em quando presenciava alguem vomitando. Foram 4 ou 5 pessoas que ja vi vomitando na frente da loja.
Decidi que preciso superar essas coisas, pois qualquer trabalho que eu arrumar, vou ter que passar por essa situação!!!
Gente, mesmo sendo professora, vendedora, lavadeira... qualquer profissao que venhamos a escolher, vai chegar o momento de ter que lidar com essa situação. Nao é fácil eu sei, mas nem sempre o chefe vai nos deixar sair de fininho e voltar quando as coisas estiverem melhor!
Ainda estou criando coragem pra ir no Hospital das clinicas. Assim que eu for, e conforme vou fazendo o tratamento, vou narrando pra que vcs saibam tudo o que estou fazendo por lá e possam ir tentando da forma que puderem, ou quem quiser compartilhar o que faz pra se ajudar nos conte. Eu sei que não é todo mundo que acompanha o blog que mora em São Paulo, Mas o que vcs souberem que possa nos ajudar comente!
Beijos

2 comentários:

  1. eu também já fui op de telemarketing e vivenciei naquele call center coisas ruins...odeio gente vomitando perto de mim, fico tremendo. e tenho muito medo de precisar vomitar no trabalho também, tanto que qndo tô trabalhando qualquer sinal de enjôo eu vou pra casa e isso me faz uma funcionária problemática!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. eu tbm me sinto assim Carol. É horrivel! Daí as pessoas acham q vc ta com frescura e tals.
      Sempre que chego num ambiente novo, mesmo q nao seja no serviço fico perto do banheiro, ou procuro um lugar onde eu possa me refugiar se me sentir mal.

      Excluir

Comente!