segunda-feira, 10 de setembro de 2012

Vamos tentar nos resolver sozinhas!!- Tentativas para deixar de ser emetofóbica, Iniciando hoje!!!!


Dificil. rs
Complicado o assunto de hoje née
Bom, começou quando eu li numa revista chamada: Sou mais eu! Uma materia sobre uma moça que tem fobia de catchup, molho e maionese.
Sim, existe esse tipo de fobia, e eu nunca tinha ouvido falar!!!
Ela conta toda a história da vida dela, como foge de pizza e tem pavor de ir ao mc donald's. Ela teve a brilhante ideia de falar q é alergica, coisa  que nós emetofobicos nao podemos fazer no nosso caso.
Acreditem: Um sachê de catchup ja fez essa moça chorar.
As vezes as pessoas conseguem ser bem irritantes quando descobrem seu ponto fraco.

Enfim, Ao lado dessa entrevista, Neuza Corassa que é Psicóloga e diretora do Centro de Pesquisas Especializado em Medos, diz que há inumeras fobias estranhas como medo de espelhos, de umbigo e até de palavras Compridas. E revela: Nem sempre, é preciso ajuda de especialistas, a pessoa pode tentar se resolver sozinha.

Para isso:
-Avalie o quanto seu medo é realmente ameaçador e no que ele atrapalha sua vida.

-Pratique exercicios (vale caminhada). Assim, liberará substancias que combatem a ansiedade e dão força para enfrentar o panico.

-Duas vezes por semana, exponha-se ao que lhe causa medo. Tente enfrentar a situação.

Caso isso não surta efeito´após 4 meses e o medo ainda esteja atrapalhando muito, busque acompanhamento psiclógico.


Estou muito entusiasmada a começar logo. O que mais me amedronta é o fato de que terei que 2 x por semana ter contato com vomito. decidi começar com os filmes, e depois subir para panico na tv e jackass. E as caminhadas. Por sorte, aqui do lado de casa, estao colocando aparelhos de ginastica na pracinha, o q ja me economiza dinheiro de academia. rs

Vamos tentar juntos! assim uma pessoa da força pra outra! Mas tem q fazer certinho, senão nao dá resultados.
Como tenho problemas de coração, estou esperando exames pra saber se posso fazer academia, pois ja fui proibida uma vez por causa da perda de peso muito rapidamente (4 kilos a cada 2 dias) e por causa de sentir dores no peito. Entao vou começar a fazer caminhadas de meia á uma hora com meus cães por dia.
Vou ficar de ver a parte nojenta, aos finais de semana que é quando me sinto mais ansiosa. (semana passada se tivesse começado nem ia precisar de filmes, 2 vomitos num dia só rs).
Voces podem fazer como eu, ou escolher um dia de preferencia. Me avisem se conseguiram, o que sentiram e tals...

Estou pensando em fazer isso durante 4 meses. Vou começar hoje me preparando psicológicamente para estar bem no fim de semana. Provavelmente, vou ver filmes de vomito na proxima quinta e no sábado, pra nao ficar um intervalo muito curto de espaço se deixar pro sabado e domingo.
Quem se lembrar de mais filmes com vomito avisa, eu lembrei do Harry Potter mas nao lembro qual, um que o rony weasley fica vomitando lesmas. hihi

Mas ainda nao decidi com qual vou começar.

Ah sim. Quanto a menina q tem medo de molhos, catchup e mostarda, ela ja os tolera na propria geladeira!


Boa sorte a nós!
E lembrem-se, qualquer tentativa é melhor do que nada. Nao quero viver assim a vida toda!

Beijos,
Com amor,
Simone.

(em breve depoimentos de pessoas q nao tem emetofobia, para nos inspirar)
Tbm estou lendo blogs a respeito de anorexia e bulimia onde vomitar é normal pras garotas. No google se pesquisa como ana e mia que é a forma de chamar menos agressiva pras meninas.



4 comentários:

  1. Simone?hahaha
    Gente, to apavorada...fui nomeada em um concurso público em porto alegre...e agora???terei que trabalhar!como vou fazer no verão, pra não pegar virose,convivendo com pessoas e comendo fora de casa...aiiii mas tenho que aceitar o cargo pq o salário é muito bom...que eu façoooo...socorro!!!
    ps:já fiz terapia cognitivo comportamental e não adiantou em nada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carol Parabéns!!!rs Vai dar tudo certo, nao fique com medo antes da hora.

      Então menina, vou tentar de todo jeito superar isso!!!
      Me conta como foi sua terapia cognitivo comportamental.

      Excluir
  2. era assim: ela me expos ao medo com alguns videos e artigos sobre vomito, causas e consequencias no organismo humano etc pra eu ver que era apenas uma situação fisiológica como qualquer outra, pela qual todo mundo passa e é absolutamente aceitável, apesar de causar certo incômodo.e batia muito na tecla de que tipo de situação mais me amedrontava, porquê disso. simulávamos (em pensamento) situação de vômito meu e de pessoas próximas a mim, pra eu separar o sentimento do pensamento. pensar certo e tentar sentir certo, entende? pq as vezes pensamos como sentimos e aí tudo fica mal. mas não deu certo...ainda faço a terapia mas com menos frequência (eu fazia 2x por semana)e era caríssimo e não estava dando resultado...enfim eu continuo com muito medo de:
    -vomitar
    -ver pessoas vomitando
    -vomitar em público
    -que os outros ouçam meu vomito e sintam o cheiro dele
    -ouvir pessoas vomitando
    -pessoas que eu amo vomitarem
    -pessoas que eu amo vomitarem em público
    mas não sei qual a ordem...
    não tenho medo de morrer...acho que vomito não leva a morte. mas a psicologa disse que todo medo, TODO é medo de morrer, no fundo. eu tento dar uma controlada no que as pessoas comem. exemplo: minha vó lava mal as alfaces e tomates etc na minha opinião, então vou lá e deixo de molho a alface e escovo o tomate...pra não ter virus e bacterias entende? se eu vou numa pizzaria, eu digo, na cara dura, pra quem tá cmg:chega, tu já comeu 5 pedaços, agora deu! essas cosias...e o teu lanche de linguiça toscana é muuuito bom! eu uma vez comi e passei a noite em claro esperando digerir...linguiça é muito gorda...eu tinha medo de vomitar tudo...e agora com essa coisa do meu trabalho...eu tô apavorada...tenho muito medo de abandonar o trabalho caso tenha algum episodio ligado a vomito!!!afff to muito fobicaaaa

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Como foi? Conseguiram superar o medo?
    Eu penso que sim, basta haver alguém com virose e noto que afinal a fobia esteve sempre aqui.

    ResponderExcluir

Comente!